UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09801
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender o papel social, político e cultural da educação de jovens e adultos no contexto atual;
Conhecer e analisar as políticas públicas no âmbito da educação de jovens e adultos;
Conhecer e problematizar os processos de ensino-aprendizagem e as alternativas metodológicas na educação de jovens e adultos.

EMENTA:

Políticas públicas na educação de jovens e adultos (EJA). Alfabetização de jovens e adultos: fundamentos teórico-metodológicos. A construção do projeto político-pedagógico de EJA. Programas e alternativas metodológicas na área de EJA. Os novos suportes técnicos-informacionais, a educação à distância em EJA.


PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09795 Educação de Jovens e Adultos I   ou
FFP04-10966 Educação de Jovens e Adultos I
 
BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO,Célia. Ensino noturno: realidade e ilusão. São Paulo, Cortez, 1989.
CEDI. Educação de jovens e adultos. Subsídios para a elaboração de políticas municipais. São Paulo, CEDI,1990.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo, Cortez, 1995.
MAGLAIVE, G. Ensinar adultos. Portugal, Porto editora, 1995.
RAAB. Práticas educativas e a construção do currículo. In: Revista de educação de jovens e adultos: Alfabetização e cidadania. São Paulo, nO11, abril, 2001.