UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Organização do Ensino no Brasil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09794
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a reforma educacional em curso, no Brasil contemporâneo, situando-a quanto ao processo histórico de organização da educação escolar e identificando os principais instrumentos de sua formulação e implementação.

EMENTA:

Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-07370 Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
 
BIBLIOGRAFIA:

CATANI, Afrânio Mendes & OLIVEIRA, Romualdo Porteia (orgs.). Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, editora Autêntica, 2000.
DAVIES, Nicholas. O FUNDEF e o orçamento da educação: desvendando a caixa preta. Niterói, 1998.
FERNANDES, Florestan. O desafio Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1978.
SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação - LDB - Trajetória, limites e perspectivas. São Paulo, editora Autores Associados, 1999.
TOMMASI, L; WARDE, M., HADDAD, S. (Orgs.). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo, Cortez, 1999.