UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Avaliação Educacional I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09793
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar criticamente o processo de Avaliação Educacional, suas repercussões no cotidiano escolar e seu envolvimento no processo de inclusão/exclusão social.
EMENTA:

A disciplina tratará dos seguintes assuntos: Concepções educacionais e avaliação; avaliação no cotidiano escolar; instrumentos de avaliação; avaliação como mecanismo de inclusão/exclusão social; Avaliação, LDB e Sistema Nacional de Avaliação; Novas perspectivas em avaliação: avaliação como espaço de investigação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-04103 Avaliação Educacional
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda e VILLARDI, Raquel (org) Múltiplas Leituras da Nova LDB. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya Ed., 1997.
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Ed. Cortez, 1987.
ERICONDE, D. et alli. Ensino - revisão crítica. Porto Alegre: Ed. Sagre, 1983.
ESTEBAM, M. Teresa (org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1999.
ESTEBAM, M. Teresa. O que sabe quem erra. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2000.
GOLDENBERG, Miriam. A avaliação pode ser uma arma? Educação e avaliação. São Paulo: Ed. Cortez, 1980.
LUCKESI, Cipriano C. Prática docente e avaliação. Rio de Janeiro: ABT, 1999.