UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Currículo e Escola
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09790
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

O objetivo geral do curso é fazer uma genealogia do campo curricular formal e não formal e analisar as discussões teóricas atuais sobre os processos de construção e organização do conhecimento escolar. Para alcança-Io, procuraremos examinar, a partir de textos de autores representativos no campo, as contribuições da história do currículo e da história das disciplinas escolares bem como, apontar para a compreensão do conhecimento escolar como instância própria do conhecimento. Em seguida, visamos discutir a implementação das principais políticas públicas de currículo como as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais nas diferentes modalidades do ensino e formação.

EMENTA:

A constituição do campo do currículo e os principais embates e contribuições teóricas presentes em sua formulação. Concepções de conhecimento e cultura corporificadas em currículos formais e não formais. Questões de seleção e organização do conhecimento escolar. Políticas públicas de currículo e de avaliação na atualidade articuladas às reformas educacionais neoliberais.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-03213 Tópicos Especiais III
 
BIBLIOGRAFIA:

Ball, S. Cidadania Global, consumo e política educacional. In: Silva L. H. (org). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998, p. 121-137.
Garcia Canclini, N. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
Grignom, Claude. A escola e as culturas populares: pedagogias legitimistas e pedagogias relativistas. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1992, n.5, p 50-5.
Goodson, Ivor. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.
Lopes, Alice R. C. Currículo e a Construção do Conhecimento na Escola - controvérsias entre conhecimento comum e conhecimento científico. In. Moreira, Antônio F. B. (org) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. Campinas: Editora Papirus, 1994, p. 39-52 .
. Conhecimento Escolar: processos de seleção cultural e mediação didática. Educação & Realidade. Porto Alegre, 1997, v.21, n.1. p95-112.
Moreira, Antonio Flavio - Os Parâmetros Curriculares Nacionais em Questão. In: Educação & Realídade. v.21 n01 jun/jul- UFRGS - Porto Alegre, 1996, p.9-22.
Silva, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte. Autêntica, 2000.