UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Tempo e Espaço - História II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP07-09789
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

- Confrontar o tempo e o espaço como categorias básicas no ensino de História e Geografia nas séries iniciais;
- Analisar criticamente diferentes propostas curriculares e orientações metodológicas do ensino de História nas séries iniciais;
- Explorar diferentes alternativas de abordagem do currículo de História nas séries iniciais.

EMENTA:

1. O tempo e o espaço como categorias básicas no ensino de História e Geografia;
2. O currículo de História nas séries iniciais do ensino fundamental: mudanças e permanências;
3. Alternativas teórico-metodológicas no ensino de História: A memória, História oral; História Local; projetos de pesquisa, de empreendimento, de estudo ( em História ou integrados); O uso da mídia.


PRÉ-REQUISITO 1:

FFP07-09783 Tempo e Espaço: História I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-03296 Metodologia do Ensino - Séries Iniciais (1ª a 4ª Séries)
 
BIBLIOGRAFIA:

CARDONA, F. X. H. Didáctica de Ias ciencias sociaIs, geografia e historia. Barcelona: Editorial Grão, 2002.
CARRETERO, M. Constriur e ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LEME, D. M. C. ( et aI. ) O Ensino de estudos sociais no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.
Parâmetros Curriculares Nacionais - História. Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997