UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Ciências da Natureza:Conteúdo e Método III
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-09788
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

1 - Ciência Processo: As relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade e suas implicações éticas.

2- Ciência Produto: O corpo humano.

3- A Ciência na Escola: O currículo de Ciências Naturais para as séries iniciais; Diferentes espaços e linguagens na educação científica.



OBJETIVO(S):

Analisar as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade.

- Dominar conceitos básicos das Ciências Naturais, particularmente aqueles que são desenvolvidos nas séries

iniciais do ensino fundamental.

- Analisar diferentes propostas curriculares para as Ciências Naturais.

- Reconhecer as possibilidades de utilização de diferentes espaços e linguagens na educação científica.


PRÉ-REQUISITO 1
FFP02-09782 Ciências da Natureza: Conteúdo e Método II
DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FFP04-03296Metodologia do Ensino - Séries Iniciais (1ª a 4ª Séries)

BIBLIOGRAFIA:

ARAGãO, R. M. de, SCHNETZLER, R. P. e CERRI, Y. L. N. S. (orgs.). Modelos de ensino: corpo humano,

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CARVALHO, Anna M. Pessoa e GIL-PéREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e

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CHRISPINO, A. O que é química? São Paulo. Brasiliense. 1989.

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SILVA, L. H.(org.) Século XXI: Qual conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis. Vozes, 1999.