UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Ciências da Natureza:Conteúdo e Método III
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-09788
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade.
- Dominar conceitos básicos das Ciências Naturais, particularmente aqueles que são desenvolvidos nas séries
iniciais do ensino fundamental.
- Analisar diferentes propostas curriculares para as Ciências Naturais.
- Reconhecer as possibilidades de utilização de diferentes espaços e linguagens na educação científica.

EMENTA:

1 - Ciência Processo: As relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade e suas implicações éticas.
2- Ciência Produto: O corpo humano.
3- A Ciência na Escola: O currículo de Ciências Naturais para as séries iniciais; Diferentes espaços e linguagens na educação científica.


PRÉ-REQUISITO 1:

FFP02-09782 Ciências da Natureza: Conteúdo e Método II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-03296 Metodologia do Ensino - Séries Iniciais (1ª a 4ª Séries)
 
BIBLIOGRAFIA:

ARAGÃO, R. M. de, SCHNETZLER, R. P. e CERRI, Y. L. N. S. (orgs.). Modelos de ensino: corpo humano,
célula, reações de combustão. Piracicaba. UNIMEP/CAPES/PROIN, 2000.
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Ática, 1998
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais.
Brasília, MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Anna M. Pessoa e GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e
inovações. São Paulo. Cortez. 1993.
CHASSOT, A. I. Para Que(m) é importante o Ensino da Ciência. Presença Pedagógica. Belo Horizonte.
Jan/Fev. 1995.
CHASSOT, A. e OLIVEIRA, R. J. de (orgs.). Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo.
UNISINOS, 1998.
CHRISPINO, A. O que é química? São Paulo. Brasiliense. 1989.
COSTA, L. S. M. da. A abordagem do corpo humano nos livros didáticos: informação e ideologia. Niterói: s.n.,
1996.
DELlZOICOV, Demétrio & ANGOTTI, José André. Metodologia de Ensino de Ciências. São Paulo. Ed. Cortez.
1990.
FRACALANZA, H. & AMARAL, I. A. & GOUVEIA, N. S. E. O ensino de Ciências no 1° Grau. São Paulo. Atual.
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LUNGARZO, C. O que é Ciência. São Paulo. Brasiliense. 1995.
PROGRAMA DE EXPANSÃO E MELHORIA DO ENSINO. Saúde como compreensão de vida. Rio de Janeiro.
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SILVA, L. H.(org.) Século XXI: Qual conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis. Vozes, 1999.