UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Pesquisa em Educação III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09785
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Com a disciplina Pesquisa em Educação III objetivamos refletir sobre a importância da pesquisa na construção de um olhar científico, questionador e criativo sobre o mundo, procurando matizar as diferentes concepções metodológicas na elaboração de projetos de pesquisa, bem como subsidiar os alunos na elaboração de seus projetos monográficos e na compreensão das relações existentes entre pesquisa e conhecimento na produção do campo da educação.

EMENTA:

A construção do conhecimento e as diferentes concepções metodológicas. O método científico e a sua importância. Do senso comum à consciência filosófica: um desafio possível. A importância da pesquisa na produção do conhecimento. As abordagens qualitativas e quantitativas em educação. Métodos e técnicas de pesquisa. A pesquisa e a construção do conhecimento pedagógico: pensando a formação profissional do professor. Etapas e procedimento iniciais na elaboração de pré-projetos de pesquisa no campo da educação.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-03462 Pesquisa em Educação I
 
BIBLIOGRAFIA:

PÃDUA, Elisabete Matallo M. Metodologia da Pesquisa. Abordagem teórico-prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
MINAYO, Maria C. de Souza (org.) Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
FAZENDA,lvani (org.) Metodogia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1997.
______________. Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. São Paulo, Cortez, 1999.
UNHARES, Célia F. [et. aI.] Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
LUCKESI, Cipriano [et. aI.] Fazer Universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. Unidade Teoria e Prática? SP: Cortez, 1997.
TRIVINOS, Augusto. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1990.