UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Tempo e Espaço: História I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP07-09783
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

- Confrontar diferentes aspectos significativos na definição do ensino de História nas séries iniciais;
- Analisar conceitos que fundamentam o ensino de História nas séries iniciais;
- Conhecer possibilidades metodológicas e orientações didáticas para a concretização do trabalho de História nas séries iniciais;
- Identificar temas relevantes da História para a formação da cidadania nas séries iniciais.

EMENTA:

1. Aspectos psicológicos, didáticos e historiográficos atuantes na definição do ensino de História nas séries iniciais:
2. Os conceitos de fato histórico, sujeito histórico, tempo (cronológico e histórico) e espaço no ensino de História;
3. O saber histórico em sua relação com o saber histórico escolar; A problematização como recurso metodológico; O trabalho com documentos; O trabalho com o tempo; O estudo do meio.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP07-01543 História
 
BIBLIOGRAFIA:

CARDONA, F. X. H. Didáctica de Ias ciências sociais, geografia e historia. Barcelona: Editorial Grão, 2002.
CARRETERO, M. Constriure ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LEME, D. M. C. ( et aI. ) O Ensino de estudos sociais no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.
Parâmetros Curriculares Nacionais - História, Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997