UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Literatura Infanto-Juvenil II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09780
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar textos literários adequados ao Ensino Fundamental, considerando sua diversidade e a formação de leitores.

EMENTA:

Literatura e formação de leitores. Estratégias de incentivo à leitura. Linguagem verbal e linguagens não-verbais. Abordagem de textos diversificados.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-07365 Fundamentos do Trabalho com o Texto Literário no Ensino Fundamental II
 
BIBLIOGRAFIA:

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1975.
BETTLELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria - análise - didática. São Paulo: Moderna, 2000.
_____ . O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1991.
PONDÉ, G. (Org.). Literatura infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
___ & YUNES, E. Leitura e leituras na literatura infantil. São Paulo, FTD, 1988.
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SILVA, E. T. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1986.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.
____ & MAGALHÃES, L. C. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1987.