UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Alfabetização IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09777
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre a função social da escrita no contexto atual, buscando a construção de práticas emancipatórias de lecto-escritura. Investigar o ambiente alfabetizador dos/as alunos/as das classes populares, com vistas a construção de alternativas pedagógicas favoráveis ao sucesso escolar.
EMENTA:

O analfabetismo no Brasil. A função social da escrita. Análise crítica de programas, métodos, materiais utilizados e forma de avaliação. Alternativas no campo da alfabetização de crianças e pessoas jovens e adultas. A questão da leitura e da escrita no contexto das novas tecnologias da informação. A formação do leitor/autor. O processo avaliativo na alfabetização.


PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09770 Alfabetização III
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02576 Alfabetização II
 
BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, P. 1996. Pedagogia da esperança. São Paulo: Cortez.
GARCIA, R, L. (org.) 2001. Novos olhares sobre alfabetização. São Paulo: Cortez.
SMOLKA, A. L. B. 1989. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez.
VYGOTSKY, L. 1986. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.