UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Ciências da Natureza: Conteúdo e Método I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP02-09775
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os processos de produção de conhecimento científico, bem como as características especiais das diferentes áreas das Ciências Naturais (Biologia, Física, Química, Geociências).
Dominar conceitos básicos das Ciências Naturais, particularmente aqueles que são desenvolvidos nas séries iniciais do ensino fundamental.
Analisar questões relativas ao ensino das Ciências Naturais nas séries iniciais à luz das pesquisas no campo da Educação em Ciências, bem como construir metodologias alternativas para este nível de ensino.

EMENTA:

Ciência Processo: O que é Ciência; Ciência e método(s) científico(s); Características das diversas áreas de conhecimento que compõem o campo das Ciências Naturais.
Ciência Produto: Noções de Astronomia; Condições para a vida no Planeta Terra.
A Ciência na escola: A história do ensino de Ciências no Brasil; Contribuições da pesquisa em Educação em
Ciências para o ensino e a formação de professores.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP02-01512 Fundamentos das Ciências da Natureza I
 
BIBLIOGRAFIA:

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil?_São Paulo, Ática, 1998.
BORGES, Regina Ma Rabello. Em Debate: Cientificidade e Educação em Ciências. Porto Alegre, SE/CECIRS, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Anna M. Pessoa e GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo. Cortez. 1993.
CHASSOT, A. I. Para Que(m) é útil o Ensino da Ciência. Presença Pedagógica. Belo Horizonte. Jan/Fev. 1995.
CRISPINO, A . O que é química? São Paulo. Brasiliense. 1989.
DELlZOICOV, Demétrio & ANGOTTI, José André. Metodologia de Ensino de Ciências. São Paulo. Ed. Cortez. 1990.
FRACALANZA, H & AMARAL, I. A & GOUVEIA, N. S. E. O Ensino de Ciências no 1° Grau. São Paulo. Atual. 1986.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo. Ática. 1996
LUNGARZO, C.O que é Ciência? São Paulo. Brasiliense. 1995.
CANIATO, R. a Terra em que Vivemos. Campinas, SP. Papirus, 1987.