UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Literatura Infanto Juvenil I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09773
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer instrumental teórico para o trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental.
EMENTA:

Texto literário e não-literário. Gêneros literários. Origem e caracterização do texto infanto-juvenil. Caráter plural da literatura. Intertextualidade e interdisciplinaridade. Elementos estruturais da narrativa. Metáfora. Metonímia. Símbolo. Alegoria. Tradição e ruptura. Estranho, Fantástico, Maravilhoso. Importância do imaginário.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-07364 Fundamentos do Trabalho com o Texto Literário no Ensino Fundamental I
 
BIBLIOGRAFIA:

ARISTÓTELES. Arte Poética.
AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria Literária. Coimbra: Almedina.
CARA, S. A. A poesia lírica. São Paulo: Atica.
CARVALHO, B. V. A literatura Infantil: visão histórica e crítica. São Paulo: Global, 1985.
KHÉDE, S. S. (Org.) Literatura Infanto-Juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis, Vozes, 1983.
RODRIGUES, S. C. O fantástico. São Paulo: Atica.
ROSENFELD, A. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva.
SOARES, A. Os gêneros. São Paulo: Ática.
ZILBERMAN, R & LAJOLO, M. Um Brasil para crianças. São Paulo: Global, 1986.
________________ Literatura infantil brasileira - Histórias e histórias. São Paulo: Ática.