UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Sociologia e Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09771
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Compreender as relações entre sociedade e educação à luz das principais correntes sociológicas.
- Identificar alguns dos temas emergentes na análise sociológica da escola hoje.
- Identificar as bases sociológicas da educação brasileira.
- Analisar a educação brasileira à luz dos condicionamentos macro e micro sociais presentes no cotidiano escolar.
- Investigar a escola como espaço sociocultural.

EMENTA:

As bases sociológicas da educação. A educação como processo social. O papel da educação na estrutura social. Educação e desenvolvimento social. Análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02241 Sociologia da Educação II
 
BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. (1975). A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
DURKHEIN, Émile. (1975). Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos.
FERNANDES, Florestan. (1966). Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominies/Edusp.
FORACCHI, M. M. e MARTINS, J. S. (1990). Sociologia e sociedade - literaturas de introdução à sociologia. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos.
SilVA, T. 1. (1992). O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto
Alegre: Artes Médicas.