UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Alfabetização III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09770
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Compreender o papel social e político da alfabetização
- Analisar os pressupostos teórico-epistemológicos que permeiam a prática alfabetizadora na escola.

EMENTA:

A construção social do analfabetismo no Brasil. A apropriação da linguagem escrita como possibilidade de acesso ao conhecimento sistematizado. Concepções de alfabetização: pressupostos teórico-epistemológicos e conseqüências metodológicas.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02332 Alfabetização I
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, J. J. 1990. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez.
FERREIRO, E. & TEBEROSKY. 1985. A Psicogênese da língua escrita. POA: Artes Médicas.
FREIRE, A. M. A produção do analfabetismo no Brasil. SP: Cortez.
FREIRE, Paulo. 1987. Pedagogia do oprimido. SP: Cortez. 32a Ed.
GARCIA, R. L. (org.) 2000. A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 2a ed. ,
ONG. W. 1998. Oralidade e cultura escrita. SP: Campinas: Papirus.
VYGOTSKY, L. 1989. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes.