UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação, Artes e Ludicidade III
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09769
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar o papel da ludicidade na formação humana e no processo educativo escolar básico, considerando sua dimensão histórico-cultural e a importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança.
EMENTA:

A ludicidade na formação humana e na educação escolar básica, sua dimensão histórico-cultural e a importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02993 Recreação I
 
BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo, SUMMUS, 1984.
CHATEU, J. O jogo e a criança. São Paulo, SUMMUS, 1987.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática de educação física. São Paulo, Scipione, 1989 (Série Pensamento e Ação no Magistério)
FRITZEN, Silvino José. Jogos recreativos. Petrópolis, Vozes, 1989.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 2a ed. São Paulo, Perspectiva, 1980.
LEBOVICI, S. e DIAKTINE, R. Significado e função do brinquedo na criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.