UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Tempo e Espaço: Geografia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP05-09767
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar a natureza, o âmbito e os propósitos da geografia no ensino fundamental. Problematizar a articulação
objetivo-conteúdo-método nos programas escolares de geografia (18 à 48 séries), a partir da análise da condição humana através dos eixos fundamentais da produção capitalista do espaço geográfico.

EMENTA:

Fundamentos Metodológicos. Objetivo da Geografia. Método e Metodologia. Objetivo do ensino de Geografia. O homem e o espaço da sociedade capitalista. Levantamento de conceitos básicos. Programas e obras didáticas de geografia ( estudos sociais).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-01102 Geografia
 
BIBLIOGRAFIA:

ADAD, Shara J. H. C. & NOGUEIRA, Luzilene M. (1999). Escola: Máquina de Ver. In Revista Espaço da
Escola. Ijuí/RS: ed. Ijuí, ano 5, nO33/jul-set/99, p. 23-24.
ALMEIDA, Rosângela & PASSINI, Elza Y. (1999). O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo:
ed. Contexto.
BRAGA, Rosalina Batista (1996). Construindo o amanhã: caminhos e descaminhos dos conteúdos geográficos
na escola elementar. São Paulo: Universidade de São Paulo, FFLCH, Departamento de Geografia, tese de
doutoramento.
CAVALCANTI, Lana de S. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Papirus Ed. Campinas
-SP.
COLlNVAUX-DE-DOMINGUEZ, Domenique (1997). Ensino de conceitos científicos: ciências sociais x ciências
naturais. In Revista do Laboratório de Ensino de História da UFF. Niterói/RJ, n01, ano 1, nov/97, p.37-44.
LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. Papirus Ed. São Paulo-SP.
MEIRIEU, Philippe (1998). Aprender ...sim, mas como? Artes Médicas: Porto Alegre/RS.
MOREIRA, Ruy (1987). O Discurso do Avesso (para a crítica da Geografia que se ensina). Dois Pontos Ed.,
Rio de Janeiro-RJ.
PENTEADO, Heloisa Dupas (1994). Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez.
PEREZ, Carmem Lúcia V. (1999). Ler o espaço para compreender o mundo: a função alfabetizadora da
Geografia. In Revista Presença Pedagógica, v. 5, nO28, julho/ago.
RESENDE, Márcia Spyer (1986). A Geografia do Aluno Trabalhador. São Paulo: Ed. Loyola.
SANTOS, Milton (1994). TÉCNICA ESPAÇO TEMPO - Globalização e meio técnico-científico-informacional.
Ed. HUCITEC, São Paulo-SP.
VESENTINI, José W. (1989). Geografia e Ensino - Textos Críticos. Papirus, Campinas-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP
VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.

DICIONÁRIOS:
Dicionário Cartográfico - Cêurio de Oliveira. IBGE, RJ, 1983.
Dicionário Geológico/Geomorfológico. Antônio Teixeira Guerra, IBGE, RJ, 1993.
Dicionário de Geografia. Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1996
OUTROS:
Análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental
(1995). Projeto MEC/UNESCO/FCC: subsídios à elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais. São
Paulo: Fundação Carlos Chagas.