UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia e Educação II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09765
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender criticamente as principais teorias da aprendizagem relacionando-as, analisando suas implicações na prática pedagógica.
Refletir sobre a ação do professor no desenvolvimento do sujeito, dentro do contexto das relações pedagógicas sociais.
Ressignificar o papel do professor como intelectual reflexivo, pesquisador.
Analisar a construção do conhecimento pedagógico através do processo de reflexão-ação na articulação teoria e prática.

EMENTA:

O processo de desenvolvimento e aprendizagem: correntes teóricas e suas repercussões na formação do sujeito e suas conseqüências na prática pedagógica; Concepção sócio-interacionaista na escola: ação do professor no desenvolvimento do indivíduo; A produção do saber pedagógico: relação teoria e prática no cotidiano do trabalho docente.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-01980 Psicologia da Educação II
 
BIBLIOGRAFIA:

KUFFER, Maria Cristina. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 2000.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986.
DE LA TAILLE, Y. et aI. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo:
Summus, 1992.
OLIVEIRA, M. K. Scipione, 1997.
CASTORINA, J. A et aI. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2001.
CUNHA, Marcus Vinícius. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DAVIS e OLIVEIRA. Psicologia na Educação. São Paulo, Cortez, 1991.