UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação, Artes e Ludicidade II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09763
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar o papel da arte na formação escolar básica e as relações entre o fazer artístico, a apreciação e o conhecimento da arte no processo de elaboração das linguagens expressivas pela criança.

EMENTA:

A importância da arte na formação escolar básica e as relações entre o fazer artístico, a apreciação e o conhecimento da arte no processo de elaboração das linguagens expressivas pela criança.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02894 Metodologia do Ensino - Séries Iniciais (1ª a 4ª Séries)
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana Mãe. A imagem no ensino de arte. São Paulo, Porto Alegre, Perspectiva/lochpe, 1991.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Scipione, 1993.
lOWENFElD, Vitor e BRITTAIN, W. l. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou, 1997.
MARTINS, Mirian Celeste, PICOSQUE, Gisa e GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTO, 1998.
PilAR, Analice Outra. Fazendo artes na alfabetização. Porto Alegre, Kuarup, 1986.