UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia e Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09759
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Relacionar as principais escolas de Psicologia visando a compreensão do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo do sujeito.
Compreender a relação Psicologia e educação
Refletir sobre o processo de construção cognitiva e subjetiva do sujeito.

EMENTA:

Conceitos básicos das principais escolas da Psicologia e suas concepções de homem, sociedade e ensino-aprendizagem; O desenvolvimento cognitivo e sua relação com o desenvolvimento sócio-afetivo; Infância, adolescência e maturidade; Relações entre Psicologia e Educação; O objeto de estudo e os conteúdos da Psicologia da Educação; A construção do conhecimento e formação da subjetividade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-01483 Psicologia da Educação I
 
BIBLIOGRAFIA:

BIAGGIO, Angela H. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Vozes.
BOCK, A M. B. & FURTADO, 0& TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.
São Paulo, Saraiva, 1999.
FADIMAN, Jamis e outros. Teorias da Personalidade. E.P.U.
RAPPAPORT, Clara R. e outros. Teorias do Desenvolvimento. E.P.U., vol. 1 e 2