UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Filosofia e Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09758
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Estabelecer relações entre Educação e Filosofia, destacando a importância da reflexão filosófica sobre o fenômeno educativo.
- Compreender e avaliar as grandes matrizes do pensamento filosófico e suas implicações na constituição do pensamento pedagógico.

EMENTA:

Filosofia e educação. Matrizes fundamentais da Filosofia: interfaces e implicações sobre o processo educativo.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-01320 Filosofia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANHA,Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. SP, Moderna, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica. arte e política. São Paulo, Editora Brasiliense, 1993.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 12 ed. São Paulo: Ática, 2000.
DANILO, Marcondes. Iniciação à história da filosofia. RJ, Zahar, 2001 .
_____________Textos básicos de filosofia. RJ, Zahar, 2001.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2001.
GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo; Ática, 1988
GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a organização da cultura. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 8 ed. RJ:
Civilização Brasileira, 1981
GRAMSCI, Antonio. A concepção dialética da história. RJ: Brasiliense, 1991
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. SP, Cortez, 1994.