UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação, Artes e Ludicidade I
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09757
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar criticamente a importância da arte no processo de formação humana, compreendendo-a como produção histórico social e considerando suas distintas formas de manifestação em diferentes contextos históricos e formações culturais.
EMENTA:

Arte e Ludicidade: conceituações básicas. As múltiplas dimensões da arte na formação humana: como atividade criadora, como linguagem expressiva e como forma de conhecimento. A arte como produção histórico social. Os materiais, as técnicas e os elementos compositivos da arte. As diferentes modalidades artísticas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02454 Fundamentos da Educação Artística
 
BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIM, Walter. Obras Escolhidas - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 6º Edição, V. 1, 1993.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis, Vozes, 1993.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Scipione, 1993.
MARQUES, I. de A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes, 1978.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.