UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Matemática: Conteúdo e Método I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP06-09756
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar a compreensão do processo de produção dos conhecimentos matemáticos.
Trabalhar o campo da Matemática voltado para a atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, enfatizando um processo articulado entre conteúdos e métodos.

EMENTA:

História de contagem do surgimento dos numerais e dos sistemas de numeração usados nas antigas civilizações.
Números naturais e o sistema de numeração decimal. As operações aritméticas com os numerais naturais e suas propriedades. Múltiplos e divisores de um número natural e suas aplicações.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP06-00998 Matemática I
 
BIBLIOGRAFIA:

PARÂMETROS Curriculares Nacionais: MATEMÁTICA. Brasilia, DF: MEC, 1997
IMENES, Luiz Márcio. Os números na história da Civilização. Coleção Vivendo a Matemática. São Paulo: Scipione .
.........A numeração indo-arábica. Coleção Vivendo a Matemática. São Paulo: Scipione .
......... Brincando com números. Coleção Vivendo a Matemática. São Paulo: Scipione.
CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais didáticos para as quatro operações, vol. 2 São Paulo, CAEM-USP ,1992.
BOYER, Carl Benjamim. História da Matemática. 2 ed. São Paulo, Edgard Blücher, 1996.
KAMII, Constance. A criança e o número, 28 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, Interciência 1995.
CENTURIÓN, Marília. Conteúdo e metodologia da Matemática- Números e operações, Vol. 2 São Paulo, Scipione, 1994.