UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Língua Portuguesa: Conteúdo e Método I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09755
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Desenvolver a competência gramatical e comunicativa e crítica do aluno, a fim de elevar sua produção oral e escrita.
Propiciar o conhecimento das especificidades gramaticais, lingüísticas e estilísticas de diversos tipos de textos.

EMENTA:

Análise de situação comunicativa dos textos acadêmicos, literários e outros tipos de textos através da identificação do código e das estratégias discursivas adequadas a essas situações. Tipologia textual e discursiva.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-01137 Língua Portuguesa I
 
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo: Ática, 1989.
BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo, Ática, 1989
BOAVENTU RA, Edivaldo. Como ordenar as idéias. São Paulo: Ática, 1990
CLEMENTE, e. e KIRST, Marta H. Lingüística aplicada ao ensino do português. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1992.
FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas-SP: Papirus, 1991.
FRANCHI, Eglê. E as crianças eram dificeis ... A redação na escola. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1988.
GERALDI, João W. Portos de passagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 1999.
KATO, Mary. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1986.
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
_____ & TRAVAGLlA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
______________________ o Grande manual de ortografia globo. 2a ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
_______________________ o Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática. 1987.
_________________________ o Dicionário prático de regência nominal. São Paulo: Ática, 1992.
LUFT, Celso P. Língua & Liberdade. Porto Alegre, L&PM, 1985.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O tratamento da oralidade na língua escrita. Xerox.
____________________ o Da fala para a escrita. São Paulo: Cortez, 2000.
MORENO, C. & GUEDES, P. C. Curso básico de redação. São Paulo: Ática, 1979.
OLIVEIRA, M. C. L. de, PEREIRA, M. G. D. & BASTOS, L. C. Técnicas de produção e edição de texto. PUC - Departamento de Letras, 1994.
PCNS. Língua portuguesa, 2000.
SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
TRAVAGLlA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
VANOYE, Francis. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1983.