UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Instrumentação para o Ensino de Física I B
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FIS02-09744
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Desenvolver nos alunos habilidades e competências para organizar unidades de ensino-aprendizagem de Física, adequando pedagogicamente os conteúdos de Física Básica de modo a articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico, eliminando a dicotomia teoria prática no ensino da Física.
EMENTA:

PCNs. Currículo e ensino de Física. Natureza do conhecimento científico e educação em Ciências. Ensino por investigação. Novas tecnologias na Educação e no ensino de Física. A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências.

Conteúdo Programático

1. O ensino de Física.
2. PCNs.
3. Modelos didáticos.
4. A função do experimento no ensino de Ciências.
5. Projeto de instrumentação realizado pelos alunos.
6. Utilização de meios de ensino-aprendizagem de Física.
7. Planejamento e aplicação de uma unidade ensino-aprendizagem de Física.


PRÉ-REQUISITO 1:

FIS02-07205 Introdução à Termodinâmica A
 
BIBLIOGRAFIA:

1. ARRUDA, J. R. C.. Un modelo didactico para enzeñanza: aprendizaje de la Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 1, p.329-350, mar. 2003.
2. BRASIL. MEC. SEMT. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, 1999.
3. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 2001- .
Quadrimestral.
4. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO. Bauru: UNESP, 1995- . Semestral.
5. CARVALHO, Anna M. Pessoa (Coord). Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: FEUSP, 1999. 123 p.
6. DRIVER, Rosalind; GUESNE, E.; THIMBERGHIEN, A.. Ideas cientificas em la infancia y la adolescencia. Madrid: Morata, 1985. 310 p.
7. ENSEÑANZA DE LÃS CIENCIAS. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 1983- . Quadrimestral.
8. FÍSICA NA ESCOLA. São Paulo: SBF, 2000- . Semestral.
9. KARAMURA, M.R.D.; HOUSOME, Y.. A contribuição da Física para o ensino médio. A Física na Escola, São Paulo, v. 4, n. 2, p.22-27, out. 2003.
10. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo; EPU, 1997 (Temas básicos de educação e ensino). 80 p.
11. MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUI, 2004.
12. MOREIRA, Marco Antonio; AXT, Ronaldo. Tópicos em ensino de ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.
13. MORTINER, Eduardo F.. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 p.
14. PERRENOUD, P.; THURLERM, M. G. (Org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e desafios da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
15. POZO, Juan Ignacio; GÓMEZ CRESPO, M. A. . Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Morata, 1998.
16. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA. São Paulo: SBF, 1979- . Quadrimestral.
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18. SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMES, A. I.. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. 396 p.
19.VALENTE, J. A. Mudanças na sociedade, mudança na informação: o fazer e o compreender, o computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNIED. 1999.