UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FIS02-09743
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Laboratório3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Propiciar a adaptação dos conhecimentos adquiridos em Física Clássica a nível de 3º grau, estabelecendo a transposição desses conhecimentos a realidade de ensino de 1º e 2º graus, preparando o estagiário para o efetivo exercício do magistério, numa perspectiva crítica e reflexiva, empregando modelos e meios didáticos de ensino. Elaborar planos de aula, desenvolver, aplicar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem quando da intervenção em sala de aula.
EMENTA:

1 O papel do campo de estágio no ensino de física:
1.1 organização e estrutura do estágio;
1.2 orientação ao estagiário quanto ao cumprimento das atividades previstas neste período;
1.3 aspectos fundamentais a serem consideradas no campo do estágio e
1.4 supervisão contínua dessa fase de estágio e sua importância.

2 Micro ensino como alternativa de campo de estágio:
2.1 objetivo das micro-aulas e
2.2 planejamento, aplicação e avaliação das micro-aulas.

3 A participação do estagiário no ensino médio na perspectiva da inovação no processo ensino-aprendizagem:
3.1 interdisciplinaridade como princípio norteador do novo ensino médio;
3.2 contextualização do ensino de Física;
3.3 experimentação no ensino de Física e
3.4 pedagogia de projetos.

4 Intervenção em sala de aula:
4.1 aprofundamento das fases anteriores;
4.2 estruturação e aplicação de unidades de ensino com o modelo didático traçado na fase anterior do estágio supervisionado e
4.3 elaboração de relatório.


PRÉ-REQUISITO 1:

FIS02-09742 Estágio Supervisionado I
TRAVA:

73 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1.ARRUDA, José Ricardo Campelo and Marín Antuña, José. Un Sistema Didáctico para la Enseñanza : aprendizaje de la Física. Rev. Bras. Ens. Fis., Set 2001, vol.23, no.3, p.329-350.
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5. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO. Bauru: UNESP, 1995- . Semestral.
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11. MODELLUS. Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova Lisboa. Página que anuncia as atividades de formação de professores sobre modulação e temas relacionados. Disponível em
12. MORTIMER, Eduardo F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 p.
13. PERRENOUD, P. Avaliação de Projetos na Escola.
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19. ROCHA, J. F. (Org.). Origens e evolução das idéias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002.372 p.
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