UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FIS02-09742
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Propiciar orientação, acompanhamento e avaliação do período de estágio dos futuros profissionais ligados a área de ensino de Física, através de um trabalho reflexivo, crítico e de análise. Avaliando os conteúdos pedagogizados da Física e aos diferentes modelos pedagógicos consoantes com as diretrizes do MEC para o ensino médio. Oportunizar aos futuros professores o desenvolvimento de habilidades e competências que os tornem capazes de introduzir inovações na escola básica de acordo com os princípios de interdisciplinaridade e contextualização do ensino.
EMENTA:

1 O papel do campo de estágio no ensino de física:
1.1 organização e estrutura do estágio;
1.2 orientação ao estagiário quanto ao cumprimento das atividades previstas neste período;
1.3 aspectos fundamentais a serem consideradas no campo do estágio e
1.4 supervisão contínua dessa fase de estágio e sua importância.

2 A participação do estagiário no ensino médio na perspectiva da inovação no processo ensino-aprendizagem:
2.1 os parâmetros Curriculares Nacionais: Competências e Habilidades a serem desenvolvidas em Física no segundo grau;
2.2 representação e comunicação;
2.3 investigação e compreensão e
2.3 contextualização sócio-cultural.

3 Micro ensino como alternativa de campo de estágio:
3.1 objetivo das micro-aulas e
3.2 planejamento, aplicação e avaliação das micro-aulas.

4 Co-participação das atividades didáticas:
4.2 investigação sobre um modelo didático desejável para as aulas de Física;
4.3 planejamento e co-participação em atividades de ensino-aprendizagem coerente com o modelo didático traçado;
4.4 elaboração de relatório e
4.5 auto-avaliação e avaliação do estágio pelo supervisor.

5 O livro didático na determinação dos objetivos de um programa em ensino de Física:
5.1 análise dos conceitos abordados.

Análise das atividades e exercícios propostos para assimilação do conteúdo ensinado.


TRAVA:

73 créditos (Física - versão 5)
73 créditos (Física - versão 6)
73 créditos (Física - versão 7)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. ARRUDA, J. R. C.. Un modelo didactico para enzeñanza: aprendizaje de la Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 1, p.329-350, mar. 2003.
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Quadrimestral.
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6. FÍSICA NA ESCOLA. São Paulo: SBF, 2000-. Semestral.
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10. MODELLUS. Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova Lisboa. Página que anuncia as atividades de formação de professores sobre modulação e temas relacionados. Disponível em
11. MORTINER, Eduardo F.. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 p.
12. PERRENOUD, P..Aprender a negociar a mudança em educação. Porto Alegre: Edições Asa Lisboa, 2004.
13. PERRENOUD, P.; THURLERM, M. G. (Org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e desafios da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
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18. ROCHA, J. F. (Org.). Origens e evolução das idéias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002. 372 p.
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