UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Oficina de Física
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FIS02-09741
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Desenvolver no aluno habilidades e competências, a partir do conhecimento físico, para construir objetos e experimentos que mostrem a aplicação da Física e ser capaz de emitir juízo de valor em relação a situações sociais que envolvem aspectos físicos e/ou tecnólogos relevantes.
EMENTA:

Desenvolvimento de projetos de ensino de Física usando materiais reciclados ou de baixo custo. Utilização de ferramentas básicas de uma oficina de eletrônica, mecânica e carpintaria.

Conteúdo Programático

1 Mecânica:
1.1 leis de Newton e
1.2 princípio da conservação de energia mecânica.
2 Oscilações:
2.1 pêndulo simples;
2.2 ondas transversais e longitudinais e
2.3 ondas estacionárias e ressonância.
3 Fluídos
3.1 densidade;
3.2 princípio de Arquimedes e
3.3 princípio de Pascal.
4 Temperatura:
4.1 calor;
4.2 dilatação;
4.3 calorimetria e
4.4 propagação do calor.
5 Ótica:
5.1 reflexão em espelhos planos e curvos;
5.2 refração e
5.3 lentes.
6 Eletricidade e magnetismo:
6.1 processos de eletrização;
6.2 circuitos em série em paralelo;
6.3 motor eletromagnético e
6.4 interação eletromagnética.



BIBLIOGRAFIA:

1. ALMEIDA, Ronaldo; FALCÃO, Douglas. Brincando com a ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2004.
2. ALVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antonio Máximo Ribeiro da. Curso de Física. São Paulo: Harba, 1993. 3v.
3. ARRIBAS, Santos Diez. Experiências de Física na escola. Niterói: EDIUFF, 1996.
4. GASPAR, Alberto. Experiências de ciências para o primeiro grau. 7. ed. São Paulo: Ática, 1999.
5. Gonçalves, Dalton, Física: mecânica . Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico.
6. Gonçalves, Dalton, Física : do cientifico ao vestibular. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico.
7. MEC. Ciências físicas e naturais: 700 experiências: Diretoria de Ensino Industrial, 1965.
8. PEDRO, S.S. Experimentos em eletricidade para o ensino médio: uma abordagem qualitativa. 2005. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
9.RANGEL,F.L. Análise de redações de alunos de sexta e sétima séries sobre um experimento. 2005. 32f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
10. ROSA, A.R. Desenvolvimento de experimentos didáticos de baixo custo para o ensino de magnetismo. 68f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
11. SILVA, C.L. Uma proposta de ensino de Física à distância usando tirinhas. 2005. 58f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.