UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP06-09715
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Desenvolver uma postura crítica diante das propostas pedagógicas visando um ensino transformador e uma avaliação adequada e coerente com as metodologias utilizadas.
EMENTA:

Perspectivas para o Ensino da Matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio:
Propostas Curriculares Oficiais: Estudo dos Parâmetros Curriculares.
O uso de material concreto e de novas tecnologias: Estudo de experiências e pesquisas na área de educação matemática envolvendo os conteúdos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Análise de livros didáticos referentes ao Ensino Fundamental.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP06-06451 Metodologia para o Ensino da Matemática
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. 9 ed. Lisboa: Sá da Costa, 1989.
SANTOS, Vânia .Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos -Projeto Fundão -UFRJ.
TINOCO, Lúcia e Nasser, Lilian. Construindo o conceito de função - Projeto Fundão - UFRJ.
LIMA, Elon Lages. A Matemática do Ensino Médio. Vol. 1, 2 e 3. Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1998.
LINDQUIST, M. M. & SHULTE, A. P. (org.). Aprendendo e Ensinando Geometria. Trad. H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.
LINS, Romulo Campos. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1995.
PEIÓDICOS ZETETIKÉ. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação Círculo de Estudo, Memória Pesquisa em Educação Matemática - UNICAMP / CEMPEM, 1998.
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Rio de Janeiro: SBM.
BOLEMA. Departamento de Matemática, IGCE,UNESP, Rio Claro.
BOLETIM DO GEPEM. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Rio de Janeiro.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo.
ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Mestrado em Psicologia Cognitiva, UFPE, Recife.
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro.
TEMAS E DEBATES. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo.
ZETETIKÉ. Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, Faculdade de Educação, Unicamp.