UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado V - Biologia
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG12-09708
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

- Relacionar teoria e prática no ensino de Biologia na escola básica.
- Elaborar e executar planejamento de atividades de ensino de Biologia em unidades escolares.
- Vivenciar experiências de ensino de Biologia no colégio.
- Planejar e desenvolver aulas de Biologia em diferentes modalidades didáticas, reconhecendo as especificidades das diversas situações escolares.

EMENTA:

- A Biologia no Ensino Médio.
- Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio.
- Biologia e educação de jovens e adultos
- Prática docente no Ensino de Biologia.
- Utilização de espaços formais e não formais no Ensino de Biologia.

METODOLOGIA
- Aulas expositivas com utilização de recursos áudio visuais.
- Observação das atividades docentes nos colégios de Ensino Médio.
- Desenvolvimento de projetos e material institucional para o Ensino de Biologia.

AVALIAÇÃO
- Participação nas atividades propostas.
- Acompanhamento das atividades realizadas no colégio.
- Entrega de relatórios referentes às atividades desenvolvidas.


PRÉ-REQUISITO 1:

CAP04-08843 Estágio Supervisionado em Biologia II   ou
CAP04-12178 Estágio Supervisionado II (Ciências)   ou
IBRAG12-09705 Estágio Supervisionado III - Ciências
 
BIBLIOGRAFIA:

* BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacional: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Média e tecnológica, 1999. 114p.
* CIÊNCIA, ÉTICA E CULTURA NA EDUCAÇÃO. (Vários autores) São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1998.
* GIORDAN, A. VECHI, G. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Arte Médicas, 1996.
* KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987.
* RUCHEINSK, A. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
* VIDEIRA, A. EL HANI, C. O que é vida? Para entender a Biologia no século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.