UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Projeto Pedagógico em Ciências e Biologia I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG12-09707
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

- Fornecer embasamento teórico-metodológico para elaboração de projeto pedagógico em Ensino de Ciências Naturais e Biologia.
- Apresentar as diferentes abordagens de Ensino de Ciências Naturais e Biologia, por meio de visitas a instituições que desenvolvem atividades educativas em Ciências e Biologia.
- Discutir as experiências vivenciadas nas visitas a fim de subsidiar a elaboração dos projetos pedagógicos.

EMENTA:

- Ciências Naturais e Biologia em suas diferentes abordagens; escolar, científica, tecnológica, cotidiana
- Métodos e Técnicas de pesquisa na Educação Científica.
- Planejamento e elaboração de projetos pedagógicos em Ciências Naturais e Biologia.

METODOLOGIA
- Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais.
- Visitas a instituições de ensino e pesquisa.

AVALIAÇÃO
- Participação nas atividades propostas.
- Relatório de visitas.
- Análise do projeto pedagógico.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasília, 1998;
CARVALHO, A. M.P. DE; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez: 2000.
HAMBURGER, E. W. & MATOS, C. O desafio de ensinar Ciências no século XXI. São Paulo: EDUSP, 2000.
HENING, G. J. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Harbra, 1986.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino - Aprendizagem e Projeto Educativo. São
Paulo: Libertad,1995.
VEIGA, I. P. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas:Papiros, 1996.
WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre:
ArtMed, 1998.