UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Ensino de Biologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG12-09706
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar a história e o desenvolvimento da Ciência e do ensino de Ciências no Brasil e no mundo;
Descrever a importância da divulgação e da alfabetização científica e da pesquisa em ensino de biologia;
Propiciar a produção e a utilização de recursos, estratégias e metodologias, materiais e novas tecnologias para o ensino de biologia;
Caracterizar o desenvolvimento do ensino de biologia em espaços formais e não formais de educação;
Destacar a importância do ensino de biologia na consolidação de uma educação inclusiva;
Apresentar os limites e as possibilidades do ensino de biologia à distância;
Debater a legislação e as orientações oficiais relativas ao currículo de em ensino de biologia.
Descrever a importância e os diferentes tipos de avaliação em ensino de biologia;
Apresentar e debater os conteúdos teóricos básicos e a prática docente em ensino de biologia;
Subsidiar teórico e metodologicamente a elaboração de projetos pedagógicos e de pesquisa em ensino de biologia.

EMENTA:

A relação Biologia-Sociedade; Visão histórica do ensino de Biologia; Linhas atuais de pesquisa em ensino de Biologia; Objetivos do Ensino de Biologia; O ensino de Biologia na educação de jovens e adultos e em turmas especiais; Livros didáticos e paradidáticos de Biologia - análise crítica; Estratégias de trabalho no ensino de Biologia (estudo de texto, atividade experimental, debate, excursão/exploração do ambiente, aula expositiva, recursos audiovisuais, jogos didáticos); Informática aplicada ao ensino de Biologia; Construção de estratégias/material didático para o ensino de Biologia; Desenvolvimento de projetos no ensino de Biologia.

METODOLOGIA
Aulas expositivas com recursos audio-visuais (retro-projetor; projetor de slides; televisão; vídeo cassete; DVD; vídeo microscópio; cartazes e modelos didáticos).
Aulas práticas;
Análise de livros didáticos e paradidáticos;
Análise, construção e utilização de jogos didáticos, maquetes, modelos;
Utilização de espaços formais, não-formais e informais de ensino
Visitas a instituições tais como jardim zoológico; jardim botânico, museus etc.;
Excursões didáticas;
Desenvolvimento de mini-projeto em Ensino de Biologia
Apresentação de seminários

AVALIAÇÃO
A avaliação é realizada mediante os seguintes critérios: participação nas atividades; apresentação e entrega das atividades propostas; apresentação de seminários; apresentação do projeto desenvolvido e provas.



BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo, de sensibilização, de ludopedagogia. 20.ed.
Petrópolis: Vozes, 2000. 190 p.
BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e
suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Média e tecnológica, 1999. 114p.
BROCKMAN, J. e MATSON, K. As Coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos
cerca. São Paulo. Cia. das Letras, 1997.
CAPELETTO, Armando. Biologia e Educação Ambiental: roteiros de trabalho. São Paulo, Ática, 1992.
CARVALHO, Anna M. Pessoa e GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo, Cortez, 1993.
KRASILCHIK, Myriam e TRIVELATO, Silvia L. F. (coords). Biologia para o cidadão do século XXI. São
Paulo. FEUSP, 1995.
SOUZA, Maria Helena Soares de; SPINELLI, Walter. Guia prático para cursos de laboratório: do material
à elaboração de relatórios. São Paulo: Scipione, 1997. 111 p.
TURRA, Clódia Maria Godoy et aI. Planejamento de Ensino e Avaliação. 11 ed. Porto Alegre: SAGRA-DC LUZZAtto, 1995. 307P.
VIDEIRA, A. EL HANI, C. O que é vida? Para entender a Biologia no Século XXI. Rio de Janeiro:
Relume Dumará, 2000.