UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOLOGIA VEGETAL
DISCIPLINA: Educação Ambiental Comunitária
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG09-09679
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno a realizar e difundir oficinas e ações em Educação Ambiental Comunitária essencialmente de Classes Populares; promover as atividades teórico-práticas alicerçadas em referenciais teórico-práticos codificados pela UNESCO, visando novas concepções de mundo, na qual, a Educação Ambiental é um dos instrumentos de modificações sócio-ambientais.
EMENTA:

1 - Abordagem dos Paradigmas Pós-Positivistas e Construtivistas da Educação Ambiental e seus pressupostos teórico-práticos metodológicos.
2 - Reflexão crítica das Declarações Internacionais de Educação Ambiental de Belgrado, Tbilisi, Moscou e Tessalonique.
3 - Políticas e Programas Públicos governamentais em Educação Ambiental.
4 - Compreensão da Educação Ambiental como instrumento de transformação sócio-ambiental capaz de promover mudanças de posturas, condutas e hábitos no cidadão e dua comunidade, especialmente de classes populares.
5 - Construção de uma linguagem interdisciplinar, a partir de uma base multidisciplinar com o fim de estabelecer referenciais teórico-conceituais e metodológicos para a prática da Educação Ambiental.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas com recursos audiovisuais (retro-projetor, projetor de slides) seguidas de debate; aulas práticas e no campo com elaboração de relatórios.

AVALIAÇÃO:
Será realizada mediante: teste conceitual-metodológico, seminário, relatório de aula de campo e trabalho crítico sobre a Política Nacional de Educação Ambiental.



BIBLIOGRAFIA:

PEDRINI, A G. (org.). 2002. Educação Ambiental; Reflexões e Práticas Contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 5 ed.
PEDRINI, A G. (org.). 2002. O Contrato Social da Ciência unindo saberes na Educação Ambiental. Petrópolis, Vozes.