UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Instrumentalização do Ensino de Geometria
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP06-09622
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O pensamento Geométrico.

Estudo de tópicos da História da Matemática relevantes para o entendimento do estágio atual do conhecimento geométrico.

Tópicos de Geometria e interdisciplinaridade.

Materiais pedagógicos e os Parâmetros Curriculares Nacionais: desenvolvimento, confecção e utilização de materiais pedagógicos adequados ao ensino-aprendizagem de conteúdos geométricos relacionados à Análise, álgebra e outras Ciências.



OBJETIVO(S):

Discutir aspectos teórico-metodológicos inerentes ao desenvolvimento do pensamento geométrico.

Propor situações de aprendizagem que aprofundem aspectos conceituais relativos à Geometria.

Incentivar a construção do laboratório pessoal de Geometria.

Utilizar a evolução histórica da Geometria como recurso de ensino.

Propiciar uma leitura crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que se refere ao ensino-aprendizagem de Geometria.

Desenvolver conteúdos geométricos que visem a integração entre os diferentes blocos de conteúdo propostos nos PCN.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.

CARAçA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Gradiva. Lisboa, 1998.

TINOCO, Lúcia - Geometria Euclidiana: Por meio da resolução de problemas -Projeto Fundão -UFRJ

TINOCO, Lúcia - Geometria Euclidiana: Resolução de problemas -Projeto Fundão -UFRJ

TINOCO, Lúcia e Nasser, Lilian -Curso Básico de Geometria : Enfoque didático - Projeto Fundão - Volumes 1,2, 3.