UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Instrumentalização do Ensino de Geometria
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP06-09622
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir aspectos teórico-metodológicos inerentes ao desenvolvimento do pensamento geométrico.
Propor situações de aprendizagem que aprofundem aspectos conceituais relativos à Geometria.
Incentivar a construção do laboratório pessoal de Geometria.
Utilizar a evolução histórica da Geometria como recurso de ensino.
Propiciar uma leitura crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que se refere ao ensino-aprendizagem de Geometria.
Desenvolver conteúdos geométricos que visem a integração entre os diferentes blocos de conteúdo propostos nos PCN.

EMENTA:

O pensamento Geométrico.
Estudo de tópicos da História da Matemática relevantes para o entendimento do estágio atual do conhecimento geométrico.
Tópicos de Geometria e interdisciplinaridade.
Materiais pedagógicos e os Parâmetros Curriculares Nacionais: desenvolvimento, confecção e utilização de materiais pedagógicos adequados ao ensino-aprendizagem de conteúdos geométricos relacionados à Análise, Álgebra e outras Ciências.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Gradiva. Lisboa, 1998.
TINOCO, Lúcia - Geometria Euclidiana: Por meio da resolução de problemas -Projeto Fundão -UFRJ
TINOCO, Lúcia - Geometria Euclidiana: Resolução de problemas -Projeto Fundão -UFRJ
TINOCO, Lúcia e Nasser, Lilian -Curso Básico de Geometria : Enfoque didático - Projeto Fundão - Volumes 1,2, 3.