UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Instrumentalização do Ensino de Álgebra e Aritmética
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP06-09621
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir aspectos teórico-metodológicos inerentes ao desenvolvimento do pensamento algébrico.
Propor situações de aprendizagem que aprofundem aspectos conceituais relativos à Álgebra.
Explorar diferenças entre pensamento algébrico e senso numérico.
Incentivar a construção do laboratório pessoal de Álgebra.
Utilizar a evolução histórica da Álgebra como recurso de ensino.
Propiciar uma leitura crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que se refere ao ensino-aprendizagem de Álgebra.
Desenvolver conteúdos algébricos que visem a integração entre os diferentes blocos de conteúdo propostos nos PCN.

EMENTA:

O pensamento algébrico.
O ensino dos conjuntos numéricos.
Instrumentalização do ensino de Equações e Funções.
Materiais pedagógicos e os Parâmetros Curriculares Nacionais: desenvolvimento, confecção e utilização de materiais pedagógicos adequados ao ensino-aprendizagem de conteúdos geométricos relacionados à Análise, Álgebra e outras Ciências.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: matemática. Brasília,DF: MEC, 1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Gradiva. Lisboa, 1998.
COXFORD, A. & SHULTE, A. (org.). As idéias da Álgebra. Trad. H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995.
TINOCO, Lúcia - Razões e proporções. Rio de Janeiro: Projeto Fundão - UFRJ.
SANTOS, Vânia & REZENDE, Jovana. Números: Linguagem Universal. Rio de Janeiro: Projeto Fundão - UFRJ.