UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Ensino das Geometrias não Euclideanas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP06-09619
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o ensino de factrais no Ensino Médio.
Elaborar atividades de sala de aula utilizando outras geometrias.

EMENTA:

Explorando factrais.
Reflexão sobre suas possibilidades pedagógicas no Ensino Médio e o uso de outras Geometrias, como por exemplo, a Geometria do Taxista.



BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Factral ? para sala de aula. Coleção Tendências em Educação Matemática. Autêntica, 2001.
GARDNER, Martin: As Últimas Recreações. Gradiva, 2002.
Krause, E.F. - Taxicab Geometry: An Adventure in Non-Euclidian Geometry - Dover Publications, Inc., New York, 1986.
Wanderley A. J. M. e outros - Como melhorar a vida de um casal usando Geometria não-euclidiana - Revista do Professor de Matemática nº 50, 2002, pp 23 - 30.