UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP06-09601
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

Vivenciar de forma participativa a situação real de trabalho;
Oportunizar o desenvolvimento das competências exigidas para a atividade profissional docente.

EMENTA:

Assumir efetivamente a regência de turmas dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Médio, de forma planejada e sob a supervisão de um Professor de Matemática em atuação; participar dos diferentes aspectos da vida escolar tais como: matrícula, formulação de projeto pedagógico, preparação de aulas e outras atividades, organização de turmas, etc. Analisar os desafios e dilemas do cotidiano escolar, sob orientação de um professor da FFP.

TRAVA:

85 créditos (Matemática - versão 2)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP06-07037 Prática de Ensino III - Matemática
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: matemática. Brasília,DF: MEC, 1997.
BOLEMA. Departamento de Matemática, IGCE,UNESP, Rio Claro.
BOLETIM DO GEPEM. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Rio de Janeiro.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo.
ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Mestrado em Psicologia Cognitiva, UFPE, Recife.
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro.
TEMAS E DEBATES. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo.
ZETETIKÉ. Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas.