UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura III
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09589
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva RestritaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Vivenciar práticas educacionais em salas de aula de língua portuguesa e literatura em contextos diversos aos das escolas de Ensino Fundamental e Médio:
a] Ensino de português e literatura voltado para empresas, escolas técnicas, cursos de pré-vestibular;
b] Ensino de português e literatura voltado para cursos livres de aperfeiçoamento, cursos de português e literatura na FFP para a comunidade;
c] Ensino de português e literatura para portadores de necessidades especiais.

EMENTA:

Preparação e acompanhamento de estágio orientado em ambientes de ensino com características especiais.
Ensino de português e literatura voltado para empresas, escolas técnicas, cursos de pré-vestibular;
b] Ensino de português e literatura voltado para cursos livres de aperfeiçoamento, cursos de português e literatura na FFP para a comunidade;
c] Ensino de português e literatura para portadores de necessidades especiais.


TRAVA:

90 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 2)
95 créditos (Letras - Port / Inglês - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Um retrato da educação especial no Brasil.Aberto.Brasília, ano 13, nº 60, out/dez, 1993.
BELLONI, M. L. , GOMES, N.G. Educação de jovens e as tecnologias de informação e comunicação: uma proposta de educação para jovens desfavorecidos. ENDIPE: Curitiba, 2004.
COLL, César, PALÁCIOS, J., MARCHESI, A . Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
BRANDÃO, Zaia(Org.) A crise dos paradigmas e a educação.São Paulo: Cortez, 2001.
GARCIA, Regina Leite. Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.
LAJOLO, M.Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Sinepemrj, 1997.
MORGADO, J. A relação pedagógica: diferenciação e inclusão. Lisboa: Editorial Presençca, 1999.
SABOYA, Jorge. LDB comentada & fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, s.d..
SASSAKI, R.K. Inclusão. Rio de Jnaeiro: WVA, 1997.