UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado de Ensino de Língua Inglesa III
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09588
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

EMENTA:

Preparação e acompanhamento de estágio orientado em ambientes de ensino com características especiais, tais como: a] Ensino de inglês com fins específicos: empresas, escolas técnicas, cursos de pré-vestibular, etc;

b] Ensino de inglês geral: escolas de idiomas, cursos de inglês na FFP para a comunidade, etc;

c] Ensino de inglês para portadores de necessidades especiais.

d] Ensino de inglês em outros contextos não mencionados, mas cuja oportunidade surja ao longo do desenvolvimento das atividades de estágio.



OBJETIVO(S):

Vivenciar práticas educacionais em salas de aula de língua inglesa em contextos diversos da escola de ensino fundamental e médio.
PRÉ-REQUISITO 1
FFP01-09572 Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Inglesa II
PRÉ-REQUISITO 2
FFP01-09576 Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Inglesa III
TRAVA
95 créditos (Letras - Port / Inglês - versão 2)

BIBLIOGRAFIA:

COLL, César, PALáCIOS, J., MARCHESI, A . Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

Moita Lopes, L.P. In Oficina de Lingüística Aplicada, Campinas: Mercado de Letras, 1996.

Parâmetros Curriculares Nacionais - LE/Ensino Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília/D.F., 1998.

Parâmetros Curriculares Nacionais -Ensino Médio. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília/D.F., 1998.

Hutchinson, T; Waters, A. English for Specific Purposes. Cambridge: CUP, 1987.

Ur, Penny. A Course in Language Teaching. Cambridge: CUP, 1998.

Harmer, Jeremy. How to teach English. London: Longman, 1998.

Finocchiaro, Mary; Brumfit, Christopher. The Functional-Notional Approach - from theory to practice. Oxford: OUP, 1987. (It starts on page 140)

Celani, A. A. (org.) Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. SP: EDUC, 1997.

Paiva, V.L.M. de O. (org.) Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. SP: Pontes, Departamento de Letras Anglo-germânicas - UFMG, 1996.

Heaton, J.B. Classroom Testing. London: Longman, 1998.

LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Sinepemrj, 1997.

MORGADO, J. A relação pedagógica: diferenciação e inclusão. Lisboa: Editorial Presençca, 1999.

SABOYA, Jorge. LDB comentada et fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, s.d..

SASSAKI, R.K. Inclusão. Rio de Jnaeiro: WVA, 1997.