UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Língua Port. no Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09587
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Vivenciar as atividades profissionais do ambiente escolar do ensino médio.
EMENTA:

Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09238 Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
TRAVA:

95 créditos (Letras - Port / Inglês - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, Vera. (org.).A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2000.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002.
LOURO, Guacira Lopes."A construção escolar das diferenças." In:______Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis:Vozes, 1998.pp.57-87.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio - Parte II Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
_________________________ PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2000.pp 1-22; 55-92; 239-241
MORANDI, Franc. Modelos e métodos em pedagogia. Bauru/ São Paulo: EDUSC, 2002.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (orgs.) Ler e escrever / compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Universidade / UFRGS, 2001.
PERRENOUD, Philippe. "Dez competências para uma nova profissão". Porto Alegre: Pátio.Ano V, no. 17, mai/jun/jul 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.
SABOYA, Jorge. LDB comentada & fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, s.d..
ZILBERMAN, r. & SILVA, E.T. Leitura em crise na escola: alternativas do professor.11a.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.