UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09583
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Planejar e vivenciar as atividades profissionais de língua portuguesa e literatura no ambiente escolar do Ensino Fundamental.
EMENTA:

Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09233 Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I
TRAVA:

95 créditos (Letras - Port / Inglês - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002.
GUEDES, Paulo Coimbra. "A língua portuguesa e a cidadania". Organon: a língua materna, o ensino em processo. Revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, volume 11, nº 25,1997: 83.
LOURO, Guacira Lopes."A construção escolar das diferenças." In:___. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis:Vozes, 1998.pp.57-87.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
MORANDI, Franc. Modelos e métodos em pedagogia. Bauru/ São Paulo: EDUSC, 2002.
PERRENOUD, Philippe. "Dez competências para uma nova profissão". Porto Alegre: Pátio.Ano V, no. 17, mai/jun/jul 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.
SABOYA, Jorge. LDB comentada & fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, s.d..
ZILBERMAN, r. & SILVA, E.T. Leitura em crise na escola: alternativas do professor. 11a.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
_____.(org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares.´São Paulo: Ática, 1988.