UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Inglesa III
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09576
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Praticar e experienciar o ensino de língua inglesa, através de atividades para o ensino médio, analisando e refletindo as orientações pedagógicas destinadas a este nível.
EMENTA:

O ensino de habilidades orais, auditivas e de escrita em língua estrangeira. Formas de avaliação. Análise de material didático para o ensino médio.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09565 Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
PRÉ-REQUISITO 2:

FFP01-09568 Fund. e Práticas de Ensino de Língua Inglesa I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-07039 Prática de Ensino III - Português/Inglês
 
BIBLIOGRAFIA:

Moita Lopes, L.P. In Oficina de Linguística Aplicada, Campinas: Mercado de Letras, 1996.
Parâmetros Curriculares Nacionais - LE/Ensino Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília/D.F., 1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília/D.F., 1998.
Totis, V.P. O In Língua Inglesa: Leitura. SP: Cortez, 1991.
Hutchinson, T; Waters, A. English For Specific Purposes: a Learning-centered approach. Cambridge: CUP, 1987.
Ur, Penny. A Course in Language Teaching. Cambridge: CUP, 1998.
Harmer, Jeremy. How to teach English. London: Longman, 1998.
Finocchiaro, Mary; Brumfit, Christopher. The Functional-Notional Approach - From Theory to practice. Oxford: OUP, 1987. (It start on Page 140)
Ur, Penny. Teaching Listening Comprehension. Cambridge: CUP, 1997.
Celani, A. A. (org) Ensino de Segunda Língua: redescobrindo as origens. SP: EDUC, 1997.
Paiva, V.L.M. de O. (org) Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. SP: Pontes, Departamento de Letras Anglo-germânicas - UFMG, 1996.
Brookes, Arthur; Grundy; Peter. Beginnig to write. Cambridge: CUP, 2000.
Heaton, J.B. Classroom Testing. London: Longman, 1998.