UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Fund. e Práticas de Ensino de Língua Inglesa I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09568
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Contextualizar a atuação profissional do professor de língua inglesa, investigando questões essenciais à prática docente.
EMENTA:

Perfil profissional do docente de língua inglesa. O professor-pesquisador. A relevância do ensino de língua estrangeiras nas escolas brasileiras. A prática de ensino de língua inglesa.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09565 Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
 
BIBLIOGRAFIA:

Moita Lopes, L.P. In: Oficina de Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
Parâmetros Curriculares Nacionais - LE/Ensino Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília/D.F., 1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília/D.F., 1998.
Totis, V. P. O In: Língua Inglesa: Leitura. SP: Cortez, 1991
Hutchinson, T; Waters, A. English for Specific Purposes: a learning-centered approach. Cambridge: CUP, 1987.
Ur, Penny. A Course in Language Teaching. Cambridge: CUP, 1998.
Harmer, Jeremy. How to teach English. London: Longman, 1998.
Finocchiaro, Mary; Brumfit, Christopher. The Functional-Notional Approach - from theory to practice. Oxford: OUP, 1987. (It starts on page 140)
Ur, Penny. Teaching Listening Comprehension. Cambridge: CUP, 1997.
Celani, A. A. (org.). Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. SP: EDUC, 1997.
Paiva, V.L.M. de O. (org.). Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. SP: Pontes, Departamento de Letras Anglo-germânicas - UFMG, 1996.
Brookes, Arthur; Grundy; Peter. Beginning to write. Cambridge: CUP, 2000.
Heaton, J.B. Classroom Testing. London: Longman, 1998.