UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP01-09565
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre a natureza da linguagem e do ensino de linguagem. Estudar as propostas metodológicas desenvolvidas ao longo da história e analisar suas contribuições relevantes ao ensino.
EMENTA:

Visões de linguagem e de ensino. Abordagens e métodos de ensino de inglês como língua estrangeira. O ensino de inglês para fins específicos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-06603 Metodologia do Ensino da Língua Inglesa
 
BIBLIOGRAFIA:

BROWN, D. H. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy . Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1994
______. Second Language Teaching and Learning. Boston: Heinle and Heinle, 1999
CELCE-MURCIA, Marianne. Techniques and resources in teaching grammar. Oxford: OUP, 1998
GAIRNS, R & REDMAN, S. Working with words: A guide to teaching and learning vocabulary. Bath, UK: CUP, 1990
HARMER, J. How to teach English. London: Longman, 1998
HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for Specific Purposes. Cambridge: CUP, 1992
LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: OUP, 1986
LEWIS, M (ed). The Lexical Approach. Hove: LTP, 1996.
LIGHTBOWN,P; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: OUP, 1993
RICHARDS, J.; RODGERS, T.S Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: CUP,
UR, P. A course in Language teaching. Cambridge: CUP, 2002. pp213-218, 228, 242-246