UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE DESPORTOS COLETIVOS
DISCIPLINA: Currículo e Planejamento na Ed Física Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IEFD01-09466
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Compreender a evolução histórica da Educação Física Escolar no Brasil e suas diferentes tendências.
- Identificar e discutir as diferentes propostas curriculares para Educação Física Escolar Brasileira.
- Discutir a importância da atual Lei de ensino para Educação Física no Brasil.
- Avaliar criticamente os parâmetros curriculares nacionais na Educação Física Escolar.
- Conhecer e analisar os diferentes tipos de planejamento na Educação e na Educação Física Escolar.

EMENTA:

Evolução histórica da Educação Física Escolar: relações sociais entre a Educação Física e o mundo contemporâneo; a Educação Física Escolar como campo de pesquisa; teorias em Educação Física Escolar; propostas curriculares para o ensino da Educação Física na escola; diretrizes da Educação Física Escolar; aspectos Gerais e a Educação Física na Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96); parâmetros Curriculares Nacionais: diretrizes para o ensino da Educação Física nos diferentes níveis de escolaridade; a escola como ambiente de aprendizagem; a Educação Física e o Projeto político pedagógico da escola; o papel do professor de Educação Física na escola; planejamento educacional, curricular e de ensino; o planejamento participativo e o currículo oculto; etapas de um planejamento na Educação Física Escolar.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-06643 Estrutura e Funcionamento do Ensino
 
BIBLIOGRAFIA:

- BARBOSA, C. A. Educação Física Escolar: as representações sociais. São Paulo: Shape, 2001.
- BECKER, F. A origem do conhecimento e o aprendizado escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
- CANDAU, V. M. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001, Org.
- DARIDO, Educação Física Escolar: Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
- FONTOURA, P. Pesquisa em Educação Física. N.1. São Paulo: Fontoura, 2003, org.