UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS DA ATIVIDADE FISICA
DISCIPLINA: Educação Física Escolar Infantil
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IEFD04-09448
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar o contexto atual da Educação infantil a partir de discussões sobre sua construção histórica, considerando as relações entre concepções de infância, políticas públicas, legislação e paradigmas educacionais.
Caracterizar o desenvolvimento da criança de zero a seis anos, sob as abordagens de Piaget e Vygotsky.
Discutir criticamente as propostas da Educação Física para a Educação infantil, visando a articulação teórico-prática.

EMENTA:

Aspectos gerais da Educação Infantil; abordagem psicogenética de Piaget, abordagem psico-social de Vygotsky; a Educação Física na Educação Infantil; atividades práticas.

PRÉ-REQUISITO 1:

IEFD04-09440 Desenvolvimento Motor Aplic à Ed Física
PRÉ-REQUISITO 2:

IEFD04-09444 Aprendizagem Motora Aplic à Ed Física II
 
BIBLIOGRAFIA:

- GALLARDO, J.S.P. Educação Física Escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro:
Lucema, 2005, Org.
- KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 2003. Coord.
- LA TAILLE, Y. de. P. V., W.: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.
- OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Pauto: Scjpione, 2003.
- OLIVEIRA, Y. et aI. Creches: crianças, faz de conta & Cia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
- PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1971.
- RAPPAPORT, C.R.; FIORI, W.R.: DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento - Teorias do Desenvolvimento: conceitos fundamentais. Vol. 1, São Paulo: EPU, 1981.
- REGO, T. C. Vygostky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
- VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
- WADSWORTH, B.J. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1997.