UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS DA ATIVIDADE FISICA
DISCIPLINA: Recreação na Educação Física
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IEFD04-09447
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 8)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a importância da recreação para o desenvolvimento integral do ser humano. Aplicar recursos didático-pedagógicos no emprego das atividades recreativas de acordo com as diferentes faixas etárias. Analisar os recursos disponíveis da escola e da comunidade para a aplicabilidade das atividades recreativas em seus diversos setores de atuação.
EMENTA:

Teoria do lúdico; a recreação; do jogo e do brincar; princípios do planejamento de programas recreativos na escola e na comunidade; a recreação e as inteligências múltiplas; jogos de salão, dinâmica de grupos e brinquedos cantados; contestes, pequenos e grandes jogos de iniciação e jogos cooperativos; eventos comemorativos. Dia do Brincar e Gincana da Alegria.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IEFD04-03722 Recreação I
IEFD04-03794 Recreação II
 
BIBLIOGRAFIA:

- ANTUNES, C. Jogos para Educação de Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 2002.
- FERREIRA, S. L. Atividades para Dias de Chuva. Rio de Janeiro: Sprinti, 1999.
- FERREIRA, S. L. Recreação-Jogos-Recreação. Rio de Janeiro: Sprinti, 1993.
- HUIZINGA, J. Homo Ludes. São Paulo: Perspectiva, 1980.
- KISHIMOTO, T.M. O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.
- SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca; a Criança, o Adulto e o Lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000.
- VENÂNCIO, S. & FREIRE, J. B. O Jogo dentro e fora Escola. Campinas: Autores Associados, 2005.