UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS DA ATIVIDADE FISICA
DISCIPLINA: Aprendizagem Motora Aplic à Ed Física II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IEFD04-09444
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 8)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Levantar, apresentar e discutir, em detalhes possíveis, os efeitos da estimulação ambiental sobre o desenvolvimento anátomo-funcional do cérebro da criança e a relação deste desenvolvimento no seu comportamento e aprendizado motor e,vice-versa, apresentação do material científico atualizado e inerente ao conhecimento atual sobre a relação entre o comportamento motor e, o desenvolvimento funcional do cérebro da criança de uma forma em geral; apresentação do material científico atualizado e inerente a relação entre a aprendizagem hábil-motora da criança e, o desenvolvimento funcional do seu cérebro; analisar os efeitos de alguns tipos de estimulação ambiental, sobre o desenvolvimento funcional do cérebro da criança e, da sua condição de aprendizagem e comportamento de ordem cognitiva e motriz; analisar os efeitos da estabilização de alguns sistemas psicofisiológicos, sobre o desenvolvimento funcional do cérebro e da relação deste com a aprendizagem e o comportamento cognitivo-motriz da mesma.
EMENTA:

Apresentação e discussão das teorias e conhecimentos mais recentes que abordam os ciclos evolutivos do desenvolvimento e aprendizado hábil-motor do ser humano, vistos a partir de evoluções biodinâmicas determinadas por fatores genéticos e ontogenéticos dos desenvolvimentos estrutural, funcional e químico do cérebro.

PRÉ-REQUISITO 1:

IEFD04-09443 Aprendizagem Motora Aplic à Ed Física I
 
BIBLIOGRAFIA:

- BEAR, M.F.; CONNORS, B.W. e PARADISO, M.A. Neurociência: Desvendando o Sistema Nervoso (2ª edição). Porto Alegre: Artmed Editora S.A. 2001.
- SCHIMIDT, R. A. e WRISBERG, C.A. Aprendizagem e performance motora. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- TANI, G. Comportamento motor. Aprendizado e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.