UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS DA ATIVIDADE FISICA
DISCIPLINA: Aprendizagem Motora Aplic à Ed Física I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IEFD04-09443
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 8)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar a influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos no processo ensino aprendizagem formal; analisar e aplicar os princípios básicos da aprendizagem motora, relacionados à aquisição, manutenção e aperfeiçoamento da motricidade humana.
EMENTA:

A disciplina visa analisar e conceituar os aspectos fundamentais da aprendizagem motora. Serão analisados conceitos e teorias básicas da aprendizagem motora e problemas específicos da motricidade: coordenação, regulação psíquica do movimento, atenção, sensação, percepção, memória, transferência de aprendizagem, motivação, prática e a relação professor-aluno, bem como, suas conseqüências didático-pedagógicas determinantes no processo ensino aprendizagem.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IEFD04-02363 Aprendizagem Motora
 
BIBLIOGRAFIA:

- MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Edgar Blucher Ltda. 2000.
- SCHIMIDT, R. A. e WRISBERG, C.A. Aprendizagem e performance motora. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- TANI, G. Comportamento motor. Aprendizado e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.