UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS DA ATIVIDADE FISICA
DISCIPLINA: Bases Epistemológicas e Axiológicas da Ed Física
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IEFD04-09433
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 8)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final da disciplina os alunos serão capazes de:
- Perceber que a identidade e o valor acadêmico e profissional da área do conhecimento relacionado com a intervenção de um graduado em educação física seja como licenciado ou como bacharel, passa, necessariamente, pelo estudo das problemáticas de natureza filosóficas denominadas de epistemologia e axiologia;
- Aplicar os conhecimentos epistemológicos e axiológicos no planejamento, execução e avaliação de uma aula de educação física.

EMENTA:

Estudo da problemática da epistemologia no contexto do tema do conhecimento científico e da problemática da axiologia no âmbito do tema dos valores aplicados à educação física e aos desportos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH03-06537 Filosofia e Educação Física
 
BIBLIOGRAFIA:

- BACHELARD,G. A formação do espírito científico. São Paulo: Contraponto, 1996.
- BARREAU, J.J.; MORNE, J.J. Epistemologia y Antropologia del Deporte. Versión espanõla de Enrique Soto Rodriguez.
- Madrid: Alianza Editorial,
- BERESFORD, H.. Valor: saiba o que é. Shape: Rio de Janeiro, 2000.
- FRONDIZI, R. Qué son los valores? 10 ed. México: Fondo de Cultura Econômica, 1991.
- JAPIASSU, H.F. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: IMAGO, 1990.
- HESSEN, J. Filosofia dos valores. 5 ed. Tradução e prefácio de L. Cabra I de Moncada. Coimbra: Armênio Amado, 1980.
- KUHN,T.S. A Estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
- GRAU, M.P.; PRAT, S.S .. Actitudes, valores y normas en Ia educación fisica y el deporte: Reflexiones y propuestas didácticas. Revisón lingüístíca y corrección de Cecilio Garriga Escribano. Barcelona: INDE, 2003.
- MORIN, E. O Problema Epistemológico da COMPLEXIDADE. 28 ed. Portugal: Publicações Europa-América, (s/d).