UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Estética e Teoria da Arte IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09419
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Caracterizar a problematização estabelecida por críticos e teóricos contemporâneos face ao pensamento modernista. Identificar algumas das linhas de orientação propostas por teóricos da arte contemporânea. Avaliar as principais categorias para o exame das possibilidades de entendimento da arte.
EMENTA:

Exame de proposições da crítica e da teoria da arte contemporâneas dedicadas à análise da arte conforme seus intercâmbios constitutivos (lugar, sentido, processo, conceito, enunciação).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART01-07270 Estética e Teoria da Arte IV
 
BIBLIOGRAFIA:

FERREIRA, Glória. Mello, Cecília Cotrim de. Clement Greenberg e o debate crítico. Trad. Maria Liza X. de A . Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
DANTO, Arthur. After the end of art: contemporary art and the paule of history. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1995.
DUVE, Thierry de. Kant after Duchamp. Cambridge, London: The MIT Press, 1996.
FOSTER, Hal. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Trad. Afredo Brotons Muñoz. Madrid: Ediciones Akal, 2001.
KRAUSS, Rosalind. Bois, Yve-Alain. Formless: a user's guide.New York: Zone Books, 1997.